Escola S de Criciúma tem três equipes na etapa nacional do Festival Sesi de Robótica

Criciúma (SC)

A Escola S de Criciúma mais uma vez se destaca e tem três equipes na etapa nacional do Festival Sesi de Robótica. As equipes Carvoeiros Robotech, Carvoeiros Robots e Alpha Scuderia irão representar o município nas categorias First Tech Challenge (FTC), First Lego League (FLL) e F1 in Schools. O campeonato ocorre de 15 a 18 de março em Brasília e, se classificadas, as equipes passam para a etapa mundial do festival.

Para capacitar os alunos na área da robótica, a Escola S aplica a Metodologia Steam, que envolve os conceitos das Ciências, Tecnologias, Artes, Matemática e Engenharias. Segundo a gerente executiva do Sesi Senai IEL – regional Sul e Litoral Sul, Graziela Branco, a classificação é reflexo de um trabalho que é realizado durante todo ano dentro das salas de aula e laboratório.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

“Nós da Escola S estimulamos que os alunos participem ativamente do processo de aprendizagem, contribuindo para uma educação que faça sentido, e o êxito na participação destes projetos melhora significativamente todo o desempenho curricular, além é claro, de prepará-los de forma diferenciada para as profissões do futuro”, destacou.

A robótica estimula os alunos a buscarem soluções para problemas complexos e reais do dia a dia, trabalhando além da tecnologia, práticas como as de empreendedorismo, trabalho em equipe, marketing e inovação. “Torneios como este trazem grande experiência para nossas crianças e jovens, que de maneira divertida, enriquecem de forma expressiva seus currículos”, completou a gerente executiva.

Santa Catarina tem oito times que irão representar o Estado, e três desses são da Escola S de Criciúma. “Nossas equipes estão bem preparadas e focadas porque se dedicaram muito nos últimos meses. A preparação demanda tempo, então além de terem aulas de robótica, os alunos têm atividades complementares, nas quais trabalham todas ferramentas de planejamento e organização para conseguirem chegar aonde desejam”, afirmou o professor de Robótica, Cleber Marinho.

As equipes classificadas são compostas por alunos do sétimo ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Para o estudante integrante da equipe Alpha, Pedro Guilherme, a preparação para um evento nacional traz a sensação empoderamento no âmbito escolar. “É muito legal ver nosso trabalho progredindo e saber que temos capacidade para chegar tão longe”, ressaltou.

Trabalho realizado foi apresentado no Nações Shopping

O trabalho realizado na Escola S não fica limitado somente às salas de aula. No último sábado (11), as equipes apresentaram seus projetos em uma exposição no Nações Shopping, de Criciúma. Os alunos estiveram presentes durante todo o dia explicando para a comunidade quais os conceitos de robótica utilizados no desenvolvimento dos trabalhos.

A supervisora educacional do Sesi, Gabrieli Borges Ugioni, que esteve presente com os alunos durante a exposição e que vai também acompanha-los em Brasília, contou que esse incentivo à robótica já é uma marca registrada da instituição.

“É uma história que estamos construindo há muitos anos. Não é a primeira vez que vamos para a etapa nacional e, inclusive, com algumas participações na etapa mundial. Estamos indo para esta penúltima etapa com muita expectativa. Sabemos o quanto nossos estudantes estão preparados e o quanto eles se dedicam para este momento”, finalizou.


Quer receber as notícias na palma da sua mão? Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.


 

Leia também